Ney Tamotsu Kubo
Dojo-cho do Shugyo Dojo
5º dan – shidoin

Aluno do Sensei Wagner J. Bull – 7º dan – Aikikai Shihan. Bull Sensei foi a primeira pessoa nascida na América Latina a receber o título de Shihan (mestre modelo) do Aikikai Hombu Dojo do Japão.

Iniciou o aprendizado do Aikido em maio de 1991 na cidade de Santos/SP no Ten Shin Dojo, grupo orientado pelo Instituto Takemussu.

Após graduar-se Shodan (faixa-preta 1º grau) em dezembro de 1995, passou a treinar sob a orientação direta do Sensei Wagner Bull – 7º dan, Aikikai Shihan, fundador do Instituto Takemussu e presidente da Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai.

Em dezembro de 1996, juntamente com o instrutor Osmar Batista Cunha (atualmente faixa preta 4º dan – Shidoin), fundou o Shugyo Dojo, na cidade de Santos, com o intuito de dar continuidade a seu aprimoramento dentro do aikido, seguindo os ensinamentos de  Takemussu Aiki da escola Instituto Takemussu e, consequentemente, divulgar esta nobre arte marcial japonesa.

Freqüenta regularmente as aulas do Shihan Wagner Bull, no Instituto Takemussu, em São Paulo, além de participar dos eventos organizados pelo Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai, nos quais são convidados grandes nomes do Aikido na atualidade.

Ministra aulas no Shugyo Dojo, em Santos e, aos sábados de manhã, no Instituto Takemussu, em São Paulo.

Foi promovido a Godan (faixa preta 5º grau) em janeiro de 2018, por recomendação do Shihan Wagner Bull. Possui o título de Shidoin desde dezembro de 2006.

Faz parte da banca examinadora da Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai, ministrando aula e supervisionando os exames de faixas promovidos pelas escolas afiliadas em todo o Brasil.