Frederico Daguer Abdalla, sandan (faixa preta 3º grau), fukushidoin (professor-assistente) do Shugyo Dojo.

Iniciou o aprendizado do Aikido em 15 de março de 1994 na cidade de Santos/SP no Ten Shin Dojo, grupo orientado pelo Instituto Takemussu.

A partir de 1997 passou a fazer parte do Shugyo Dojo, dojo filiado à Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai, cujos Dojo-Cho, professores Ney Tamotsu Kubo (5º dan) e Osmar Batista Cunha (4º dan), seguem as orientações da escola Instituto Takemussu.

Graduou-se Shodan (faixa-preta 1º grau) em março de 2000 e Nidan (faixa-preta 2º grau) em dezembro de 2006. Em 06/11/2010 recebeu o título de Fukushidoin – Professor-Assistente – da Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai. Em novembro de 2013 foi promovido à graduação de Sandan (faixa-preta 3º grau).

Com o intuito de aprimorar-se dentro da arte do aikido e, consequentemente, divulgar esta nobre arte marcial japonesa, frequenta regularmente as aulas do Shugyo Dojo, bem como ministra aulas como professor assistente. Participa, também, dos eventos promovidos pela Condeferação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai – com os principais nomes da arte na atualidade.