EXAME GERAL – 25/11/2017

IMG-20160726-WA0008

Local: Instituto Takemussu – Dojo Central.
Endereço: Rua Mauro, 331
Bairro: Saúde
Cidade: S. Paulo
Hora de início: 13:45h

Obs: Dogui com os símbolos da Confederação Brasileira de Aikido e do Instituto.
Carteira da Confederação atualizada.
EM TEMPO: Levar um prato de doce ou salgado para a confraternização após o exame.

BONENKAI NO SHUGYO DOJO EM 09/12/2017

img_6255

Bōnenkai (忘年会) – Reunião japonesa de final de ano
Todos os anos, durante o mês de dezembro, um ritual muito importante acontece em todo o Japão – o Bōnenkai, uma festa, ou uma reunião de fim de ano. Literalmente, o termo Bonenkai significa: Bō “esquecer”, Nen “ano”, kai “reunião”, que significa algo como “esquecer as mágoas, mazelas e problemas do ano que passou e se preparar para o novo ano que está chegando”.

Neste dia, colegas, funcionários de empresas, fábricas, escolas ou qualquer outro grupo de pessoas que tem contato regular uns com os outros como clubes, associações e outros, reúnem-se para ter uma chance de esquecer todos os problemas e preocupações que encontraram no decorrer do ano.

História do Bonenkai

A origem do Bōnenkai pode ser rastreada até o período Kamakura (1185-1333), quando a política e a economia no Japão era governada pelos guerreiros (bushi). Eles se reuniam no fim do ano para ler o waka (um tipo de poesia japonesa) e discutiam o que aconteceu naquele ano, enquanto saboreavam do mais refinado sake e de aperitivos, servidos em um Izakaya (Pub estilo Japonês)
Com o passar dos anos, o Japão foi se modernizando e essa festa tradicional de fim de ano chegou às outras classes econômicas e hoje é uma celebração de confraternização realizada por toda a população japonesa, na qual as pessoas se reúnem como forma de aliviar as tensões e estresses do ano que passou.

Shihan Wagner J. Bull

Saiu hoje publicado no Kagami Biraki, anunciado pelo Hombu Dojo a promoção a 7º Dan do Shihan Wagner Bull,
um título merecido e principalmente é o primeiro não Oriental a receber este título na América Latina.
A importância desta promoção é muito grande pois ratifica todo o trabalho de uma geração de Aikidoista formados
pelo Shihan e premia o esfôrço e a paixão do Shihan pela Arte. Durante os anos de prática, quase cinquenta anos, o Shihan não mediu esforços para tornar o Aikido Brasileiro o mais próximo possivel do nível Internacional exigido pelo Hombu Dojo, trazendo praticamente todos os os grandes professores e alunos diretos do fundador e ainda trouxe toda a bibliografia Internacional para a população aikidoista , traduzindo e prefaciando as principais obras sobre a Arte.
Além deste legado mencionado, publicou várias obras de sua autoria destacando-se o que para muitos é a “BIBLIA DO AIKIDO” o livro de título: O CAMINHO DA SABEDORIA e sua trilogia (Teoria, Técnica e Dobun)procurando sempre através de sua Escola, o Instituto Takemussu divulgar o Aikido da forma preconizada por Ô Sensei, entendendo ser uma arte marcial eficiente no âmbito de defesa pessoal, porém, sendo este apenas o meio para o qual se desenvolveria um caminho espiritual, um caminho de transformação, de harmonia e sobretudo de melhoria da qualidade de vida das pessoas e o aperfeiçoamento das relações interpessoais. A Confederação festeja mais um passo avante no crescimento do Aikido no Brasil e abre-se um horizonte enorme para todos os Instrutores que dediquem seu caminho aos preceitos do Aiki. O trabalho feito com seriedade, rigidez nos principios e com muito amor, temos hoje a convicção que o caminho será referendado. Todos nós, a Confederação e todos os Aikidoistas Brasileiros têm muito a se orgulhar no dia de hoje.

Domo Arigatô Gozaimashita,

04-exame-nilce-e-lais